FELIPE MASSARO

ATENDIMENTO PARA EXPATRIADOS

crp 01|20966


As situações e os motivos que levam alguém a buscar um psicólogo brasileiro são sempre distintos. Quem procura um terapeuta que fala a sua língua materna, no entanto, sente que há algo pulsando em sua vida, alguma coisa da qual é preciso falar. Falar sem as barreiras e as dificuldades que vida fora do país muitas vezes impõe, mesmo aos expatriados de longa data.

O terapeuta também está fora. Não figura ao lado do conselheiro, do padre, do amigo ou do médico, mas na posição de quem escuta o que o sujeito do inconsciente tem a dizer, permitindo ao paciente escutar, desde um outro lugar de si mesmo, também o que diz — a sua própria história.

Afinal, em uma análise, trata-se do paciente escutar-se a partir da sua própria exterioridade, desde o seu exterior íntimo. Desde onde é possível reinventar uma maneira de viver o seu desejo e o seu sofrimento, dentro dos limites que são dados, pelo corpo e pelo tempo, a todos nós. Independente de onde estamos.


Joan Miró - The Hope of a Condemned Man II 1974

Atendimento on-line via Skype e FaceTime.

Felipe Massaro

Sobre o terapeuta

Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduado em Psicopatologia Clínica pela Universidade de Barcelona (UB). Tem formação em psicanálise de orientação lacaniana e é mestre em Letras e Linguística pela PUC do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Além do trabalho em consultório particular, atuou no Serviço de Atenção Psicológica da UFSC (SAPSI-UFSC) e foi consultor técnico da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida do Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Brasília.

A primeira sessão é o momento para o paciente falar sobre suas necessidades e expectativas em relação ao processo terapêutico. É também quando o paciente conhece o modo de trabalho do terapeuta e esclarece suas dúvidas a respeito do atendimento à distância. Nela, o valor das demais consultas é definido em junto com o terapeuta.

Pessoas em situação de grave vulnerabilidade social e econômica podem contar com atendimento em caráter solidário, sem custo.

Joan Miró - The Hope of a Condemned Man II 1974

Sobre o atendimento

O atendimento on-line oferecido a brasileiras e brasileiros residentes no exterior é um serviço destinado àqueles que preferem trabalhar – por motivos culturais, linguísticos ou de trânsito permanente – com um profissional brasileiro da área da saúde.

A psicoterapia de orientação psicanalítica (Psychodynamic Psychotherapy), de curta ou longa duração, é a abordagem clínica mais adequada para um trabalho à distância, pois opera com focos de conflito específicos e delimitados, que podem ser expandidos e encadeados de acordo com a necessidade e o desejo de cada um.

Isso quer dizer que, no início do processo terapêutico, uma questão nuclear é definida em conjunto com o paciente, de acordo com os motivos que o levaram a buscar atendimento. A partir dessa questão inicial, múltiplos fatores da sua dinâmica psiquíca e da sua situação atual são trabalhados à luz dos condicionantes sociais e culturais nos quais ele/ela está inserido.

O que se pode esperar desse tipo de trabalho é uma melhora na capacidade de discriminar e compreender conflitos internos e interpessoais; diminuição da ansiedade; melhora na compreensão da autoimagem e no manejo da autoestima; aumento da capacidade de agir e de criar; e, principalmente, desenvolvimento de novos hábitos e comportamentos, proporcionados por insights e elaborações.

A introdução de uma ordem de determinações na existência humana, no domínio do sentido, se chama razão. A descoberta de Freud é a redescoberta, em um terreno não cultivado, da razão.

– Jacques Lacan